segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Investimento estratégico chinês em Portugal “está agora a começar”



Miguel Santos Neves, investigador da Associação de Estudos Estratégicos e Internacionais (NSIS), começou a estudar os assuntos chineses na década de 90, acompanhando de perto a transição de Macau e Hong-Kong para a China. 

Recentemente, publicou com Annette Bongardt um trabalho fundamental para perceber o actual quadro dos investimentos chineses e da comunidade deste país em Portugal. ("The chineses business community at a crossroads between crisisresponse and China’s assertive global strategy — the case of Portugal").  

Em entrevista ao Público, afirma que  Portugal está a aderir por completo na estratégia da China em relação à Europa, que passa por “dividir e reinar”. Ao vender a EDP e a REN a empresas estatais chinesas, que aproveitaram as brechas abertas pela crise financeira, o país, que faz parte de uma estratégia chinesa muito mais abrangente, perde relevância.

A entrevista está aqui 

Miguel Santos Neves  destaca ainda que o caso da "operação labirinto" é muito grave e que criou "uma mancha em todo o processo, levantando questões sobre as especiais exigências institucionais na sua gestão".  Ver mais aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário