Investigadores



 

Cláudia Pedra é especialista em direitos humanos e migrações. Licenciada em relações internacionais e mestre em estratégia, foi Consultora do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Investigadora para a Ásia e sobre o Tráfico de Pessoas no Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais, Investigadora e Gestora de Projetos na Organização Internacional para as Migrações e Diretora Executiva da Amnistia Internacional Portugal. Atualmente é Coordenadora Técnica da Bolsa de Valores Sociais, Managing Partner da Stone Soup Consulting, investigadora e docente. Há mais de 20 anos que trabalha na área de direitos humanos em questões como a discriminação, a educação para os direitos humanos, a universalidade dos direitos humanos. Tem mais de 40 artigos publicados sobre Direitos Humanos, relações internacionais e gestão de Organizações do Terceiro Setor e participou como autora em vários livros.

Fernando Jorge Cardoso é especialista em desenvolvimento e estudos africanos, sendo atualmente responsável pela área de estudos estratégicos e do desenvolvimento do Instituto Marquês de Valle Flôr. É doutorado com agregação em economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Desenvolveu atividades profissionais em Moçambique e Portugal nos domínios académico, da consultoria e da gestão de empresas e instituições, tendo concebido e dirigido 20 projetos de pesquisa e desenvolvimento. É autor ou coautor de uma dezena de livros e publicações autónomas, de cerca de meia centena de artigos em capítulos de livros e revistas e de uma centena de comunicações sobre temas africanos, do desenvolvimento e das relações internacionais.

Luís Filipe Boavida é especialista em desenvolvimento e cooperação internacional. Mestre em gestão do desenvolvimento e da cooperação internacional, prepara doutoramento em Relações Internacionais. Durante mais de 30 anos exerceu atividade académica e de gestão escolar em diversas instituições em Portugal, Moçambique e Cabo Verde. Participou em projetos de investigação em áreas como estudos asiáticos, comunicação social e migrações. É autor ou coautor de  artigos em capítulos de livros e revistas e de comunicações."

Maria João Seabra é especialista em assuntos europeus. Ao longo dos últimos 20 anos, concebeu e dirigiu projetos de investigação em áreas como o desenvolvimento institucional e política da União Europeia, a política externa e de segurança da UE, as relações entre a Europa e a América Latina e as relações luso-espanholas. Desenvolveu igualmente projetos dirigidos aos jovens, em temáticas europeias e de Educação para o Desenvolvimento É autora e editora de livros e artigos publicados em revistas. Licenciada em Sociologia, está a preparar o doutoramento em Políticas Públicas.

Miguel Santos Neves é doutorado pela London School of Economics and Political Science nas áreas Relações Internacionais / Direito Internacional e MPhil em Economia do Desenvolvimento pelo Institute of Development Studies da Universidade de Sussex. Professor na Universidade Autónoma de Lisboa nos departamentos de Direito e de Relações Internacionais. Investigador Sénior tendo desempenhado funções nos últimos anos como Diretor dos Programas Ásia e Migrações do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais com responsabilidades de coordenação de diversos projetos em domínios como as relações externas da UE, em especial relações com a China e as RAEs de Hong Kong e Macau; Migrações e Globalização – o papel das Diásporas com o estudo da comunidade de negócios chinesa em Portugal; Migrações, Direitos Humanos e Segurança Global, tráfico de seres humanos; arquitetura de segurança na Ásia e a emergência da China.  Membro de diversas redes internacionais de investigação sobre a Ásia e as relações UE-Ásia (EU-ASEAN+3; MedAsia; ECAN) tem colaborado com a ASEF em diferentes iniciativas e integra o conselho científico da revista Asia Europe Journal. É autor de diversas publicações, livros, capítulos de livros em obras coletivas internacionais e diversos artigos em revistas internacionais e nacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário